Irossum é um Odú do oráculo de ifá, representado no merindilogun com quatro conchas abertas pela natureza e doze fechadas. Nesta caída responde Omolú, Yêmanja e Egum. Significa preocupação com saúde e espiritualidade, provavelmente o consulente se tornará líder espiritual sendo um Ogã, Ekéde, Iaô até mesmo Babalorixá ou Yalorixá.
Esta caída pode pronunciar calúnias e injustiças, ocasionadas por Egungum, e sendo este Odú, um dos Odús ligado a Omolú ou Obaluaiê, as pessoas regidas por este Odú, tendem a sofrer todos esse tipos de problemas. Porém Yêmanjá, nesta caída, responde com certa decisão e justiça e equilibrio de Ori. Oxalá, por sua vez, também promete dar um pouco de alívio e proteção.
Devido ao caminho imposto por esse Odú, em sua fase negativa traz influências desagradáveis e causa principalmente ao seu consulente ou a quem é regido por ele, um círculo de falsos amigos. Este Odú tem grandes poderes de sabedoria, em sua fase positiva, ele propicia alívio a doenças e caminhos fechados, porém nem todos os problemas poderão ser totalmente resolvidos, mas pelo menos aliviados. É um Odú de grandes causas no seu lado positivo, propõe-se a defender o consulente em todos os aspectos. Ele determina fim de sofrimento, traz grandes possibilidades de triunfos e de cargos, terá possibilidades de se envolver com grandes personalidades, é também envolvido em mistérios, indica mediunidade, bom caráter, cargo de chefia na casa de santo e no trabalho.
Quando se posiciona à esquerda, indica grandes desgraças, ciladas, roubos, indecisões, calúnias, traições de pessoas amigas, acidentes, muitas tristezas, paixões violentas, muita falsidade, até mesmo dentro de casa e no trabalho, além de perigo de morte repentina. Já quando sai a direita, é indicação de que haverá resolução dos problemas por pior que sejam.
Representado esotericamente por uma espiral, ou por dois círculos concêntricos, representação de um “DO” (buraco ou cavidade).
Este Odú é do sexo masculino.
Este Odú corresponde ao ponto cardeal Nordeste.
Fogo sobre a terra, o que indica escassez, parcimônia, insuficiência de recursos para atingir os objetivos.
É um Odú composto pelos elementos fogo sobre a terra com predominância do fogo o que indica escassez, parcimônia, insuficiência de recursos para que a meta seja atingida em toda plenitude.
Foi esse Odú quem criou as catacumbas e as sepulturas.
Rege os seios, cabeça e ventre.
Coração, artérias, coordenação motora, visão, intestino, coluna vertebral e sistema circulatórios.
Quando positivo, traz brilhante futuro, e uma essência que emana sua riqueza e sua potência.
Este Odú é o quarto no jogo de búzios (Oyó Ifá) e o quinto na ordem de chegada no sistema de Ifá (Opelê-Ifá), onde é conhecido pelo mesmo nome.
Fala de casos amorosos com separação, maldade, miséria, problemas de egum (antepassados), fala de Abikú, diz que se não tratado, a vida de seus Omos (filhos) não caminha.
A fecundação deste Odú: Obatalá (rei do pano branco) pediu auxílio à Isele que uma vez mandou que raspasse uma madeira de cor avermelhada para retirar um pó de nome Ossum.
Pediu que cravasse na ponta de cada lança uma cabaça grande.
Colocar dentro de cada uma das cabaças um pouco daquele pó com pedaços de pano vermelho e quatro argolas de cobre, assim nasceu o Odú Irossum, nascido, porém sem pecado original, sem ato sexual.
Irossum rege todos os buracos de terra, comanda também todos os metais vermelhos como o cobre, o bronze, o ouro, etc.
Prenuncia acidentes, miséria, fraudes, sofrimento, ambição e impetuosidade.
Irossum é muito forte e temido.
Expressa a idéia de maldade, miséria e sangue.
Esse Odú fala do bem o do mal com a mesma intensidade.
Regente
Yêmanjá com influência de Oxóssi, Iansã e Egum.
Quem fala por esse Odú:
Oyá, Oxóssi, Obaluaiê, Ossãe, Yêmanjá, Xangô e Egum.
Elementos
Terra
Cores
Vermelho e o laranja
Proibições
Uso de roupas e objetos vermelhos, as frutas e cereais de cor vermelha, relacionamento sexual com filhos de Omulú ou de Xangô, envolvimento em brigas, discussões ou questões judiciais (das quais saem sempre perdedores).
A carne de galo precisa ser evitada e não deve comunicar a ninguém seus planos, sob pena de não vê-los realizado.
Não podem roer ou chupar ossos de animais, principalmente da cabeça.
Saltar sobre valas, buracos, fossas e caminhar por locais onde existam mangues e, se isto for inevitável, devem fazer limpezas de corpo com ovos e velas.
Terminantemente proibido o porte de punhais ou facas, saltar sobre valas, buracos ou fossas, caminhar em locais onde existam mangues. Caso isso seja inevitável, fazer a limpeza do corpo com ovos e velas.
Positivo
O lado positivo deste Odú pode indicar: vitória pelo esforço despendido, conformação, trabalho que surge, início de uma nova empresa, peregrinação religiosa, conquista de bens de pouco valor, mas que irão trazer satisfação, obtenção de recursos suficientes para satisfazer as necessidades, sorte no jogo, alegrias em ambiente familiar, uma paixão repentina, futuro brilhante.
Pode indicar vitória pelo esforço despendido, conformação, trabalho que surge, peregrinação religiosa, conquista de bens de pouco valor, mas que trarão satisfação e sorte em jogos.
Negativo
O lado negativo pode indicar ofensas, calúnias, perigo de acidentes, derramamento de sangue, homem que deve ser evitado, mulher perigosa e faladeira, notícias ruins, doenças em casa ou na família, recursos insuficientes.
Atenção
Usar um cristal de citrino Defuma-se com alecrim, pó de café e sementes de girassol.
Banhar-se com flor de laranjeira e alecrim.
Agradar com 4 acaçás, 4 velas, 4 bolas de farinha, 4 ovos e 4 moedas corrente. Ao entregar, mencionar tão somente o nome do Odú Irossum.
Saudação – MIKAN LOSO MEJI MA DO NU KUN MIA NI E O! (Saudemos Irossum-Meji para que nossos olhos jamais se anuviem)
Precisam cuidar da alimentação, pois seu ponto vulnerável é o estomago.
Todo mundo que tem o Odú quatro na cabeça traz caminho de Abikú. São pessoas que tem a cabeça perigosa, são pessoas que tem que procurar saber o que tem que fazer.
Traz ofensas, perigo de acidentes, derramamento de sangue, homem que deve ser evitado, mulher perigosa e faladeira, notícias ruins, doença em casa ou na família, miséria, recursos insuficientes.
Este Odú carrega muita falsidade: há falsidade dentro da própria família, dentro de casa, e é cercado de falsos amigos, ingratidão e indiferença. É necessário ter cuidado com a saúde, pois são sujeitos a doenças passageiras, problemas nos olhos que poderá vir em acidente com recuperação muito difícil.
Pessoas deste Odú deverão ter muito cuidado com feitiços que poderão deixa-lo no leito pro resto da vida.
É muito perigoso mexer numa pessoa que tem Irossum na cabeça, por que elas têm caminho de abikú e por terem cargo de santo.
As pessoas deste Odú não podem errar, pois se errarem, o erro pode ser fatal.
São pessoas muito protegidas por Xangô e Oxalá
Em razão do karma imposto por esse Odú em sua fase negativa que traz influências desagradáveis e causa, principalmente ao consulente, ou a quem é regido por ele, um círculo de falsos amigos
Este Odú tem grandes poderes de sabedoria em sua fase positiva e propicia caminhos fechados, porém nem todos os problemas poderão ser totalmente resolvidos, mas poderão ser aliviados.
A ligação com o Orixá Oxum é devida a relação com o sangue menstrual (símbolo da fertilidade feminina) representado pelo “akodidé”.
As pessoas desse Odú devem sempre cuidar de Exú e de Oxum.
O elemento principal do ebó de Irossum é uma corda de sisal de tamanho equivalente a quatro palmos da mão esquerda do consulente.
Sempre que surgir numa consulta deve-se imediatamente passar pó de Efum nas pálpebras, por três vezes, para neutralizar, os malefícios da cor vermelha são retirados através da proteção da cor branca (Efum).
Personalidade
Audacioso, colérico, decidido e autoritário. As pessoas desse Odú costumam apresentar olhos vermelhos e lacrimejantes.
São generosas, sinceras, sensíveis, intuitivas e místicas.
Têm grande habilidade manual e podem alcançar sucesso na área de vendas.
Entre os aspectos negativos estão a tendência a sofrer traições amorosas e a propensão a acidentes.
Muitas vezes são vítimas de calúnias e da perseguição dos seus inimigos.
É o Odú da imaginação, do choro, da dificuldade na vida.
São pessoas que não podem perder, porque quando perdem é um problema muito difícil de se recuperar.
São pessoas com cargo de santo e que possuem características que trazem problemas espirituais, são muito teimosos e ficam muito em dúvida quando tem que tomar uma decisão séria são indecisas, inseguras e tudo o que começam a fazer, param sem chegar ao seu objetivo.
Estão sujeitos a traição, difamação, calúnia e ciladas armadas.
Os filhos deste Odú são predestinados a adquirirem conhecimento dentro do culto a Ifá, para que não pereçam precocemente.
São pessoas orgulhosas, animadas, exaltadas, realizadoras, muito agressivas e que se deixam dominar pela cólera com muita facilidade.
É um Odú de prenúncios medianos, que fala do bem e do mal com a mesma intensidade, geralmente são mão aberta e não suportam ver as pessoas chorando miséria.
São gratos e gostam de ajudar.
São pessoas espalhafatosas, se atraem pelo oculto, pelo mistério, pelo misticismo, porém estão sempre ligadas ou junto à eguns.
Esse Odú traz imaginação choro, dificuldade na vida, peregrinação, prevenção, cautela e futuro brilhante.
Os filhos deste Odú são predestinados a adquirirem conhecimentos dentro de Ifá para não perecerem precocemente.
São pessoas animadas, exaltadas e realizadoras.
São orgulhosas, muito agressivas e que se deixam dominar pela cólera com facilidade.
As pessoas deste Odú pecam e sofrem por não guardarem segredo, exceto quando lhes é conveniente- são faladoras generosas e francas; orgulhosas e exaltadas. Gostam de ajudar o próximo, inclinam-se ao ocultismo e aos mistérios.
Uma das lendas desse Odú
Em um certo tempo um homem que se achava em situação tão precária e em tal aperto, que não via de lado algum qualquer milagre que pudesse salvá-lo.
Ele resolveu ir até a casa de um Oluwô fazer o ebó (oferenda) indicado.
Feito tudo…lá se foi ele para um lugar reservado, acendeu o fogo, em seguida colocou as pimentas maduras no lume e pôs-se a receber fumaça nos olhos.
Em um dado momento, ia passando um príncipe reinante e herdeiro do trono. Observando aquela cena de sofrimento espontâneo, admirou-se do tal sujeito,que, no dizer dele, estava procurando o meio mais curto possível para pôr termo à existência. O príncipe, condoído com aquilo, o fez chegar aos seus pés e indagou dele o que havia ou o que queria dizer aquilo. Sem demora, o homem historiou a razão daquele ato de castigar a si próprio. Tratava-se de compromissos inadiáveis, que ele não podia cumprir. Disse o príncipe que, tendo pena dele, não consentiria tal cena. Também sem hesitação, o príncipe mandou-lhe uma verdadeira fortuna, com o qual o homem poderia viver toda a sua vida, sem o menor vexame.
SEUS NÚMEROS DE SORTE SÃO: 04-06-12-17-26-40-46-51
NOTA: Agora que você já descobriu qual é o seu Odú, aconselhamos que faça conosco uma consulta espiritual no sentido de descobrir também quais são os seus Orixás protetores e, principalmente quem é o seu Orixá de cabeça e caminhos, assim também descobrir quem o seu Exú guardião; aquele que irá te dar caminhos abertos por toda a sua vida, sugerindo as melhores decisões a serem tomadas por você no sentido de obter sucesso em todas as áreas de sua vida. Para fazer conosco a sua consulta espiritual basta Clicar aqui.